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Procedimentos a realizar após a defesa da dissertação

Publicado: Quarta, 13 de Maio de 2020, 12h02 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 09h52

ORIENTAÇÕES PÓS DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Todo o procedimento a seguir deve ser executado dentro do prazo máximo de 60 dias, para aprovados sem modificação, ou em até 90 dias, para aprovados com modificação

1. Após a defesa, realizar as correções solicitadas pela banca, sob supervisão dos(as) orientadores(as). O Produto Educacional (PE) tem um Template que deve ser seguido criteriosamente, principalmente quanto às informações contidas nas primeiras páginas (exemplo, os locais onde devem ficar a Logo do Profqui, o Selo Edifes Acadêmicos, Ficha Catalográfica, etc), assim como devem constar os itens obrigatórios que constam no Template (Documento 1);

2. Após as correções, solicitar a ficha catalográfica, na biblioteca do campus, somente da Dissertação de Mestrado. Os trâmites para solicitação estão nos itens 1 e 2 do link a seguir: https://vilavelha.ifes.edu.br/biblioteca/biblioteca-entrega-de-tcc.html

ORIENTAÇÕES SOBRE ENTREGA DA DISSERTAÇÃO

2.1. Após a apresentação/defesa do trabalho será necessário:

 - Incluir no trabalho a Folha de Aprovação ou Ata de defesa assinada pela banca examinadora

2.2. Solicitação de Ficha Catalográfica:

- Para solicitar a Ficha Catalográfica basta enviar para o e-mail da biblioteca (biblioteca.vv@ifes.edu.br) com o assunto "Entrega de TCC", visando elaboração da mesma. É necessário enviar:- Arquivo da dissertação em formato PDF

a) Declaração de Liberação da versão final da dissertação assinada pelo(s) orientador(es), em formato pdf; 
b) Aguardar o retorno da Biblioteca referente à elaboração da Ficha Catalográfica, que poderá ocorrer em até 10 (dez) dias úteis, após o recebimento da solicitação, de acordo com a ordem de chegada por e-mail;
c) Após o envio da ficha catalográfica pela biblioteca, fazer a inclusão da mesma, logo após a folha de rosto do trabalho.

ORIENTAÇÕES PARA O PRODUTO EDUCACIONAL

3. Solicitar o Selo Edifes Acadêmico, o DOI, e o ISBN, do Produto Educacional:

Para isso leiam toda a INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN) PROEX Nº 01, DE 11 DE JUNHO DE 2021.

Para esse primeiro momento, sigam as instruções do Art. 2º da referida IN. Em anexo seguem:

a) A IN 01/2021 (Documento 2);
b) Os ANEXOS I, II e III editáveis da IN 01/2021 (Documento 3);

Observações: Os documentos são:i) Formulário de concessão do selo edifes (Assinado pelos orientadores); ii) Declaração de responsabilidade dos direitos autorais (Assinado pelos orientadores); iii) Formulário de solicitação do selo edifes (Assinado pelos orientadores); iv) Formulário de avaliação do selo edifes (preenchido e assinado pela banca);

c) Formulário a ser preenchido pelos avaliadores (é o documento solicitado no §3º do Art. 2º da IN 01/2021) (Documento 4); 

O Produto Educacional (PE) deve estar na sua versão final, ou seja, não deverá haver quaisquer alterações futuras no material, salvo a inserção da folha de expediente e a ficha catalográfica (exemplo: https://edifes.ifes.edu.br/images/stories/Exemplo_aplicacao_DOI.pdf);

d) Na capa ou folha de rosto do PE deve ser inserido o ISBN e o DOI, esses são dados após o pagamento à editora (EDIFES);

e) Outra observação importante: Capa e folha de rosto e página de expediente devem estar de acordo como exemplificado no site da Edifes (https://edifes.ifes.edu.br/images/stories/Pagina_titulo-Folha_rosto-Pagina_Expediente-28_12_2021.docx).

4. Após o cumprimento do Art. 7º daIN 01/2021, solicitar a ficha catalográfica, na biblioteca do campus, somente do Produto Educacional. Sigam as instruções a seguir:

SOLICITAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA DO PRODUTO EDUCACIONAL

Para solicitar a Ficha Catalográfica do PE basta enviar para o e-mail da biblioteca (biblioteca.vv@ifes.edu.br)  com o assunto: Produto Educacional, visando elaboração da mesma. É necessário enviar:

- Arquivo do PE em formato pdf; e a
- Declaração de Liberação da versão final do PE assinada pelo orientador, em formato pdf. 

O prazo de entrega é de até 10 (dez) dias úteis, após o recebimento da solicitação, de acordo com a ordem de chegada por e-mail. Após o envio da ficha catalográfica pela biblioteca, fazer a inclusão da ficha no verso da folha de rosto.

5. Após os documentos estarem finalizados (Dissertação e Produto Educacional), inserir esses documentos no Repositório Institucional. 

Os trâmites para inserção no Repositório estão descritos no item 3 do link: https://vilavelha.ifes.edu.br/biblioteca/biblioteca-entrega-de-tcc.html

Depósito no Repositório Institucional (RI):

O aluno deverá efetuar o depósito no Repositório Institucional, com auxílio do orientador, seguindo as orientações do Tutorial de submissão (formato .pdf, 1.42mb), incluindo os seguintes arquivos:

- Arquivo da dissertação com a ficha  catalográfica em formato pdf;
Termo de Autorização de Publicação (formato .docx, tamanho 28kb)  em formato pdf;

- Produto Educacional com ficha catalográfica em formato pdf.

Assista o Vídeo de como depositar sua dissertação e PE no Repositório Institucional: 

https://www.youtube.com/watch?v=oeWSDfWo1FY

Atenção: Quando houver o Produto Educacional defendido no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado profissional, o mesmo deverá ser depositado no Repositório Institucional junto com o Trabalho Final de Curso.

Nada Consta de Entrega da dissertação e do PE:

Após a validação dos documentos pela biblioteca, o autor receberá por e-mail a informação que a sua submissão foi aprovada, esse e-mail equivale ao comprovante de entrega da dissertação e do PE.

6. Para finalização, encaminhar à Coordenação do Profqui pelo e-mail profqui.vv@ifes.edu.br os seguintes documentos:

a) Versão final da Dissertação em formato pdf;

b) Versão final do Produto Educacional em formato pdf;

c) Ficha com dados para a Plataforma Sucupira preenchido (Documento 4);

d) Declaração de quitação final preenchido e assinado (Documento 6);

e) Formulário de solicitação do DOI (Documento 7);

f) Documento (print da tela em formato pdf do trabalho aprovado) ou e-mail do Repositório Institucional confirmando que o material está postado no mesmo;

g) Nada Consta da Biblioteca com data atualizada (na qual consta que não tem débito de livros nem de multa).

7. A Coordenação fará a conferência dos documentos, assinará a Declaração de quitação final, em um prazo de até 10 dias, e encaminhará ao aluno. Após a assinatura da Coordenação, o aluno deverá encaminhar este documento ao registro acadêmico para a confecção do diploma final.

Documentos disponíveis nos links abaixo:

Documento 1 (Template do Produto Educacional);

Documento 2 (INST Normativa 01/2021);

Documento 3 (Anexo I, II e III para solicitação do Selo Edifes Acadêmico); 

Documento 4 (Formulário de avaliação do Selo Edifes Acadêmico);

Documento 5 (Formulário para Plataforma Sucupira); 

Documento 6 (Declaração de quitação para expedição de diploma);

Documento 7 (Formulário de solicitação do DOI).

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